Quando alguém menciona a melatonina, geralmente é no contexto de uma boa noite de sono. Isso faz sentido: a melatonina é o hormônio da hora do sono, sinalizando para seu corpo que é hora de relaxar. Então, no tópico de alimentos ricos em melatonina, na maioria das vezes estamos nos concentrando em lanches na hora de dormir para ajudar a preparar seu cérebro e corpo para um sono de qualidade.
Porém a melatonina tem outro papel, igualmente importante a desempenhar. E não tem nada a ver com o sono, a melatonina pode ser o antioxidante mais importante para a mitocôndria.
Como a melatonina beneficia a saúde mitocondrial
Uma introdução rápida: as mitocôndrias são as potências das células, o que significa que ajudam a aumentar a energia que permite que todas as células do seu corpo funcionem de forma otimizada. Mas, como a maioria das coisas boas, as mitocôndrias se esgotam com a idade – é por isso que muitos especialistas recomendam otimizar sua função conforme você envelhece, por meio de alimentos ricos em nutrientes, jejum, exercícios e suplementos.
Quanto aonde a melatonina age, pesquisas mostram que a melatonina também tem um efeito protetor, capaz de ajudar a manter a função mitocondrial . “A melatonina reduz a fissão mitocondrial e aumenta sua fusão, preservando assim sua função normal”, diz o relatório. Não é preciso dizer que os benefícios da melatonina vão muito além de uma boa noite de sono.
Confira alguns alimentos que possuem este importante hormônio:
Pistácios
Pistache é um dos grãos que mais possuem melatonina. De fato, uma análise conduzida por pesquisadores da Louisiana State University e da American Pistachio Growers descobriu que os pistaches contêm cerca de 660 nanogramas de melatonina por grama – um número notavelmente maior do que outras frutas, vegetais, nozes e sementes.
Azeite
O azeite de oliva é apreciado por suas gorduras monoinsaturadas saudáveis e seu perfil vitamínico , mas também possuem melatonina. Muitas das coisas que atribuímos à dieta mediterrânea como sendo saudáveis, como o azeite, são fontes notáveis de melatonina. De fato a pesquisa mostra que entre os fitoquímicos e polifenóis predominantes no menu da dieta mediterrânea, a melatonina pode adicionar outra camada de efeitos benéficos .
Vinho Tinto
Outro alimento básico da dieta mediterrânea, o vinho tinto não contém apenas resveratrol, também contém melatonina. A pesquisa confirma isso, com um estudo que mostra quantidades significativas de melatonina na casca da uva usada para fazer vinho tinto, o que pode contribuir para sua atividade antioxidante.
Isso não significa que você deva se acabar com várias taças de vinho para colher os benefícios – você também pode consumir melatonina por meio de alimentos com base na uva, como suco de uva e vinagre de vinho , de acordo com outra revisão.
O veredito
Embora a melatonina esteja amplamente associada ao sono, ela traz benefícios significativos para a saúde mitocondrial – que, caso você não saiba, alimenta literalmente todas as células do seu corpo. Assim, é vital para praticamente todas as funções e embora você produza melatonina naturalmente, você pode e deve potencializá-lo com uma dieta rica neste hormônio.
Tenha um excelente dia!
Todo o conteúdo do site Solaria é apenas para fins informativos e não substitui o trabalho de um profissional da saúde. Este artigo não se destina a fornecer aconselhamento médico, diagnóstico ou tratamento. Se você precisar de uma urgência médica, ligue imediatamente para o seu médico ou para o SAMU: 192.
Sobre o Autor
Equipe de especialistas da Solaria