Árvore de pequeno porte, em geral, de 5 a 7m de altura, apresenta espinhos nos ramos. Flores vistosas de coloração branca, semelhante às orquídeas. As folhas apresentam característica forma fendida, parecida com um casco bovino. Seu fruto apresenta-se como um legume achatado, marrom acinzentado, abrindo-se em duas partes, com 5 a 10 sementes. Nativa do sudeste do Brasil, mas encontrada também nas áreas montanhosas da região Nordeste.
Ficha Técnica
Nome popular: Pata-de-vaca
Nome científico: Bauhinia forficata
Família: Caesalpiniaceae
Sinônimos Populares: Unha-de-boi, casco-de-vaca, mororó
Sinônimos científicos: Não há sinônimos científicos relatados na literatura consultada.
Parte Usada
- Cascas
- Flores
- Folhas
Formas de Uso
- Ornamental
- Medicinal
Uso Interno
- Infusão
Posologia
Medicinal
Uso Interno
- Infusão: Verter água fervente suficiente para uma xícara sobre aproximadamente 1g da folha picada (ou uma colher de chá). Tampar. Deixar em repouso por 15 minutos. Coar. Para o controle da diabetes, recomenda-se ingerir uma xícara de chá 3 vezes ao dia.
- Infusão: Recomenda-se o mesmo tipo de chá, 3 vezes ao dia, sendo duas xícaras pela manhã e outra a tarde antes das 17hs, para a eliminação de cálculos renais.
- Infusão: Para o tratamento de diarreia utilizar o chá feito com sua casca e ramos picados, preparado com uma colher de sobremesa deste material, fervido durante cinco minutos com água suficiente para dar um copo, que, depois de frio deve ser bebido após cada evacuação.
Saiba quais as formas e como preparar a planta medicinal
Ação
- Hipoglicemiante
- Diurética
- Hipocolesteromiante
Indicações
- Cistites (inflamação na bexiga)
- Parasitoses intestinais
- Elefantíase
- Diabetes
Precauções
- Toxicologia sem referências na literatura.
Contraindicações
- Atóxica desde que respeitada a dose indicada.
Observações
- Armazenar em recipiente fechado, ao abrigo de luz solar, e umidade.
Curiosidades
As plantas do gênero Bauhinia compreendem aproximadamente 300 espécies, com suas folhas apresentando formato semelhante ao de uma “pata de vaca”.
- Muitas destas plantas são usadas na medicina popular como se fossem a pata-de-vaca “original” (B.forficata), porém estas outras plantas são diferentes da “original” podendo apresentar componentes tóxicos e/ou não tratar as mesmas doenças que a pata-de-vaca “original”
Tenha um excelente dia!
Todo o conteúdo do site Solaria é apenas para fins informativos e não substitui o trabalho de um profissional da saúde. Este artigo não se destina a fornecer aconselhamento médico, diagnóstico ou tratamento. Se você precisar de uma urgência médica, ligue imediatamente para o seu médico ou para o SAMU: 192.
Referências
- LORENZI, H.; MATOS, F.J.A. Plantas Medicinais no Brasil: nativas e exóticas cultivadas. Nova Odessa: Instituto Plantarum, 2002.
- LORENZI, H. 2002. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas do Brasil. Vol. 2, 2ª ed., Editora Instituo Plantarum, Nova Odessa, São Paulo.
- Plantas medicinais [Santos,C.A.M; Torres, K.R.; Leonart, R. Silva , K. L. e Cechinel Filho V.; Plantas do gênero PLANTAS DOGÊNERO Bauhinia: composição química e potencial farmacológico. Quim. Nova, Vol. 25, No. 3, 449-454, 2002.
- TESKE, M.; TRENTINI, A. M. M. Pata-de-vaca. In: __. Herbarium Compêndio de Fitoterapia. Curitiba: Herbarium Lab. Bot. Ltda, 2001.p. 229-230.
Sobre o Autor
Equipe de especialistas da Solaria