A saúde é vista como um equilíbrio dinâmico entre Yin e Yang de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa. A doença se desenvolve quando esse equilíbrio é desfeito. A desarmonia do Yin e do Yang é causada por fatores patogênicos “externos” e “internos”.
Além disso, outras causas de doenças são:
- Constituição: qualidade da constituição congênita herdada (Jing), constituição da mãe durante a gravidez, quantidade de partos e abortos.
- Dieta: desnutrição ou excesso de alimento, dieta de qualidade inferior, dieta desequilibrada, maus hábitos alimentares.
- Estilo de vida desequilibrado: excesso de trabalho, estresse físico ou mental, sedentarismo, disfunções sexuais.
- Trauma
- Parasitas e micro-organismos
- Erros no tratamento
- Invasão por fatores externos (bi-lun):
- Invasão de vento
- Invasão de frio
- Invasão de umidade
- Invasão de calor
Secura
A invasão dos fatores externos entram nos canais energéticos e causam doenças do exterior. Por exemplo, a invasão por vento frio pode causar síndrome gripal. O uso adequado da terapia nutricional pode auxiliar na prevenção e no tratamento de doenças causadas pela invasão dos fatores externos.
Vento
Os distúrbios causados pelo vento têm energia Yang e aparecem repentinamente, geralmente servindo como uma espécie de veículo para transporte do frio ou do calor para a camada externa do corpo, prejudicando-a, principalmente os canais Yang da metade superior do corpo.
Sintomas: espirros, tremor, resfriado, coriza, febre, dor nas articulações, dor de cabeça, aversão ao vento e ao frio
Terapia nutricional: expulsão de vento-calor ou vento-frio.
Para o vento-frio: especiarias picantes, especialmente gengibre, cebola, alho, coentro.
Para o vento-calor: talo de aipo, berinjela, castanha de água, chá verde, melancia.
Frio
O frio é um fator patogênico com qualidade Yin e pode ser externo e interno.
O frio externo, causado pela exposição externa ao frio (baixa temperatura do ambiente), resulta em estagnação do Qi e do Sangue e se manifesta em dores fixas e dependentes do frio.
O frio interno, causado pelo consumo excessivo de alimentos frios ou uma penetração profunda do frio externo, resulta na estagnação do Qi e do sangue e enfraquecimento dos Órgãos (Zang).
Sintomas: extremidades frias e, em caso de frio interno, dor nas articulações, artrite, distúrbios gastrointestinais, diarreia, vômito e dor abdominal que melhoram com o calor.
Terapia nutricional: dispersão do frio com especiarias picantes, como gengibre, cebola, alho, coentro, pimenta, pimenta do reino, erva-doce, frango, cordeiro, álcool.
Umidade
A umidade pode ser um fator patogênico externo ou interno. Quando é fator patogênico externo, ela é resultado de condições climáticas úmidas, ambiente úmido ou roupas molhadas. Quando é fator patogênico interno, ela se forma como resultado da disfunção do Baço-Pâncreas. Na presença persistente da umidade, há formação de mucosidade.
As doenças associadas à invasão da umidade têm característica Yin, com sensação de peso, edema, lentificação do fluxo normal do Qi e tendência ao desenvolvimento de doenças crônicas.
Sintomas: fadiga crônica, sensação de peso na cabeça e nos membros, tontura, edema, dispneia, aperto no peito e sintomas abdominais, como perda de apetite, náusea, vômito, diarreia. O clima úmido é frequentemente associado a uma piora dos sintomas.
Terapia nutricional: dissipar e secar a umidade.
Umidade-calor: leite de soja, dente de leão, chá de sabugo de milho, algas marinhas.
Umidade: cevada, milho, gengibre, chá verde.
Calor
O calor é um fator patogênico com característica Yang. O calor tem a tendência de ascender o que o leva a afetar, principalmente, as partes superiores do corpo. O calor seca e prejudica o Yin, o Sangue e os Fluídos Corporais, e afeta o Espírito (Shen).
Sintomas: inquietação, irritabilidade, nervosismo, distúrbios do sono, insônia, hiperatividade, delírio, coceira, erupções cutâneas vermelhas, febre, sede, boca e lábios secos, garganta avermelhada e dolorida.
Terapia nutricional: para clarear e resfriar o calor, reabastecer os fluidos corporais com tomate, dente de leão, pepino, melancia, trigo, tofu, couve, laranja, limão, banana, kiwi, lagostim, coelho, sal, chá verde e iogurte.
Secura
A secura é um fator patogênico de característica Yang e geralmente aparece em combinação com o calor. A secura danifica o Pulmão e prejudica o Yin e os Fluidos Corporais.
Sintomas: pele seca e escamosa; lábios rachados, tosse seca, presença de pouca saliva, sede e constipação.
Terapia nutricional: umedecer e reabastecer de fluidos corporais como pera, banana, melancia, tangerina, leite de soja, tofu, trigo, amendoim, mel, leite de vaca, manteiga e iogurte.
Fatores internos – as cinco emoções (Wu Shi)
As cinco emoções são alegria, raiva, ansiedade, pensamento e medo. Excesso ou falta de emoções prejudicam a saúde ao produzir reações específicas nos Órgãos e Vísceras (Zang Fu). O desequilíbrio emocional prolongado pode levar às disfunções orgânicas graves e profundas. As medidas alimentares podem ajudar a resfriar ou aquecer as redes correspondentes das emoções, conforme listadas abaixo:
- A tristeza prejudica o Pulmão
- O medo prejudica o Rim
- A raiva prejudica o Fígado
- A alegria ou o estresse excessivo prejudicam o Coração
- A preocupação, a reflexão e o pensamento excessivo prejudicam o Baço-Pâncreas
Esperamos que este artigo tenha despertado sua curiosidade para a complexidade que a técnica da acupuntura estuda e é um resumo rápido para leigos terem um pouco de informação de como a acupuntura explica as interações que causam um desequilíbrio consequentemente uma doença, pois as interações são mais complexas e minuciosas que aqui apresentadas
Lembrando que:
- Certifique-se que o profissional utiliza agulhas novas e descartáveis na prática da técnica;
- Procure profissionais com formação em nível técnico ou de pós graduação na área, pois estes saberão da dinâmica explicada neste artigo e muito mais detalhes relativas a Medicina Tradicional Chinesa
Tenha um excelente dia!
Todo o conteúdo do site Solaria é apenas para fins informativos e não substitui o trabalho de um profissional da saúde. Este artigo não se destina a fornecer aconselhamento médico, diagnóstico ou tratamento. Se você precisar de uma urgência médica, ligue imediatamente para o seu médico ou para o SAMU: 192.
Referências:
- Gongwnag, L. Tratado contemporâneo de acupuntura e moxibustão – métodos de acupuntura e manipulações. 1ª edição. Roca 2010
- Kastner, J. Chinese Nutrition Therapy – Dietetics in Traditional Chinese Medicine. Thieme 2004
- O’Connor, J. Bensky, D. Acupuntura – um texto compreensível. 1ª edição. Roca 1996
- Yamamura, Y. Acupuntura tradicional – a arte de inserir. 2ª edição. Roca 2004
- Yamamura, Y. Yamamura, ML. Acupuntura. Manole 2014
Sobre o Autor
Equipe de especialistas da Solaria