Herbácea rizomatosa (caules subterrâneos) que emite haste de coloração verde ou arroxeada; folhas de aroma característico. Flores pequenas e violáceas dispostas em inflorescências. prefere solos ricos em matéria orgânica. Suporta altas temperaturas, desde que não falte água no solo. Resiste a baixas temperaturas, porém sofre com geadas. Propaga-se por estacas, divisão de touceiras e sementes. Gosta de sol pleno. Planta originária do mediterrâneo.
Ficha Técnica
Nome Popular: Levante
Nome científico: Mentha viridis L. (L.)
Família: Lamiaceae
Nomes populares: alevante, elevante, hortelã-peluda, hortelã rasteiro, hortelã-silvestre, hortelã-vilhoça, menta-verde, nana mint (inglês), spearmint (inglês), hierbabuena (espanhol), hojas de Santa Maria (espanhol), sándalo (espanhol), sándalo de huerta (espanhol), sándalo de jardín (espanhol).
Parte Usada
- Folhas
- Flores
Formas de Uso
- Cosmético
- Culinária
- Medicinal
Uso Interno
- Infusão com folhas
- As folhas da planta são usadas na culinária para realçar o sabor dos alimentos, em sucos, saladas, molhos, sopas e ornamentação de variados pratos.
Uso Externo
- Óleo essencial
Saiba quais as formas e como preparar a planta medicinal
Ação
- Antiespasmódicas
- Diurética
- Carminativas
- Estomáquicas
- Relaxante
Indicações
- Cólicas
- Diarreia
- Flatulências
- Gases
- Infecção intestinal
- Gripes
- Resfriados
- Bronquites
- Nervosismo
Posologia
Infusão: colocar 10 g de folhas em um litro de água fervente. Beber até três xícaras deste chá por dia
Óleo essencial: utilizar em creme, óleos corporais, massagem, banho, compressa, escalda-pés, inalações, vaporizações. Em aromatizadores ambiente, de porcelana, difusor elétrico ou aromatizador pessoal (colar).
Precauções
Em excesso pode causar queda de pressão arterial.
Contraindicações
Não deve ser consumida em grande quantidade nem por longos períodos de tempo, especialmente por crianças e mulheres em período de amamentação.
Tenha um excelente dia!
Todo o conteúdo do site Solaria é apenas para fins informativos e não substitui o trabalho de um profissional da saúde. Este artigo não se destina a fornecer aconselhamento médico, diagnóstico ou tratamento. Se você precisar de uma urgência médica, ligue imediatamente para o seu médico ou para o SAMU: 192.
Referências
A. PROENÇA DA CUNHA, ALDA PEREIRA DA SILVA, ODETE RODRIGUES ROQUE; 25 Outubro 2002; PLANTAS e PRODUTOS VEGETAIS em FITOTERAPIA; Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa. 972-31-1010-5
ALMEIDA, MZ. Plantas Medicinais [online]. 3rd ed. Salvador: EDUFBA, 2011, 221 p. ISBN 978-
85-232-1216-2. Available from SciELO Books http://books.scielo.org.
Sobre o Autor
Equipe de especialistas da Solaria