Plantas Medicinais

Conheça o Uso Medicinal da Aroeira

Árvore mediana, com 5-10 m de altura, de copa larga e tronco com 30-60 cm de diâmetro revestido de casca grossa. Plantas femininas ou masculinas, com flores muito pequenas, de coloração branca. Fruto carnoso, com uma semente, arredondado, com cerca de 5 cm de diâmetro, aromático e adocicado, brilhante e de cor vermelha. Ocorre ao longo da Mata Atlântica desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul.

Ficha Técnica

Nome popular: Aroeira

Nome científico: Schinus terebinthifolia Raddi

Família: Anacardiaceae

Sinônimos Populares: Aguaraíba, aroeira-branco, bálsamo, cabuí, cambuí, fruto-do-sabiá.

Sinônimos Científicos: Schinus mucronulata Mart., Schinus weinmanniifolius Mart., Schinus riedeliana Engl.3

Parte Usada

  • Casca
  • Folhas
  • Frutos

Forma de Uso

Medicinal

  • Decocção
  • Consumo do fruto
  • Alimentício
  • Consumo do fruto

Posologia

Alimentício

As sementes da aroeira são comumente utilizadas na culinária europeia como o nome de pimenta-rosa. A pequena semente do fruto da aroeira vermelha, redonda e lustrosa, inscreve-se entre as muitas especiarias existentes e que são utilizadas para acrescentar sabor e refinamento aos pratos da culinária universal. O sabor suave e levemente apimentado da aroeira vermelha, bem como sua bonita aparência, de uso decorativo permite seu emprego em variadas preparações, podendo ser utilizada na forma de grãos inteiros ou moídos.

Medicinal

Uso Interno

  • Fruto: Nos casos de azia e gastrite utilizar os frutos cozidos por 2 vezes, cada vez com meio litro de água. Beber em doses de 30 ml duas vezes ao dia.

Uso Externo

  • Decocção: Cozinhar em 1 litro de água, 100g da entrecasca limpa e seca da S. terebinthifolius, quebrada em pedaços pequenos utilizando para gargarejos, bochechos, compressas, tratamento tópico de ferimentos de pele ou mucosas, infectadas ou não, gengivas inflamadas.

Saiba quais as formas e como preparar a planta medicinal

Ação

  • Anti-inflamatória
  • Cicatrizante
  • Antimicrobiana

Indicações

  • Úlceras gástricas
  • Azia
  • Gota
  • Gengivites

Precauções

O uso das preparações da aroeira deve ser revestido de cautela por causa da possibilidade do aparecimento de fenômenos alérgicos na pele e nas mucosas.

Contraindicações

As partículas que se desprendem de sua seiva e madeira seca podem causar uma afecção cutânea parecida com a urticária, edemas, febre e distúrbios visuais. O uso das preparações de aroeira deve ser revestido de cautela por causa da possibilidade de reações alérgicas na pele e mucosas. Caso isto aconteça, suspender o tratamento e procure o médico o mais cedo possível.

Observações

Um ensaio clínico feito com um extrato aquoso das cascas na concentração de 10% aplicado na forma de compressas intravaginais em 100 mulheres portadoras de cervicites e cervicovaginite promoveu 100% de cura num período de uma a três semanas de tratamento.

Curiosidades

No passado, a aroeira foi utilizada pelos jesuítas que, com sua resina, preparavam o “Bálsamo das Missões”, famoso no Brasil e no exterior. Seus frutos são utilizados nos Estados Unidos para decoração de Natal, o que lhe conferiu a denominação de “Christmas-berry”.

Referências

  1. LORENZI, H.; MATOS, F. J. A. Plantas Medicinais no Brasil: nativas e exóticas. – 1ª Ed. – SP: Instituto Plantarum, 2002. 56 p.
  2. BANDEIRA, J.A.; WANICK, M.C.; Ação anti-inflamatória e cicatrizante de Schinus aroeira Vell., em pacientes com cervicite e cervicovaginite.
  3. Aroeira, Plantas Medicinais, Escola Superior de Agronomia “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo. Disponível em: http://ci67.ciagri.usp.br/pm/ver_1pl.asp?f_cod=13. Acesso em: 05 de setembro de 2013.
  4. BRACALION P. H. S., 4.10. Aroeira, GFA –Consulting Group, Escola Superior de Agronomia “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo. Disponível em: http://lcf.esalq.usp.br/prof/pedro/lib/exe/fetch.php?media=ensino: graduacao:g4._recursos_ma_1_aroeira.pdf> Acesso em: 05 de setembro de 2013.

Tenha um excelente dia!

Todo o conteúdo do site Solaria é apenas para fins informativos e não substitui o trabalho de um profissional da saúde. Este artigo não se destina a fornecer aconselhamento médico, diagnóstico ou tratamento. Se você precisar de uma urgência médica, ligue imediatamente para o seu médico ou para o SAMU: 192.

Sobre o Autor

Redação da Solaria em Solaria Saúde e Bem-Estar | Website | + posts

Equipe de especialistas da Solaria

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo