Desfrutando de uma excelente noite de sono de qualidade ou não, muitas pessoas dependem da cafeína para sobreviver ao dia. Talvez mais essencial do que a bebida de manhã, mais ainda, é aquela xícara do meio da tarde. Você sabe, quando o relógio bate três horas e instantaneamente elimina a energia e a motivação.
Para voltar ao normal sem servir uma terceira (ou quarta) xícara de café, a neurologista integrativa Drª Ilene Ruhoy, Ph.D., sugere comer “alimentos vegetais com alto consumo de compostos que aumentam a produção de energia das células”.
Compostos energizantes para adicionar à sua dieta
Os compostos à base de plantas referem-se aos produtos químicos que constituem as plantas, muitos dos quais podem proporcionar efeitos benéficos ao corpo (ou seja, mais energia). Então, quais são os compostos que melhoram a energia e quais alimentos podem ajudá-lo a obter mais deles?
Licopeno
Um carotenoide que dá às frutas e vegetais sua vibrante cor laranja-avermelhada, o licopeno também oferece efeitos antioxidantes.
Fontes: Cenoura, melancia, tomate , toranja.
Florizina
A florizina é um polifenol e alguns estudos sugerem que pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue.
Fontes: Maçãs vermelhas.
Betaína
A betaína é um composto natural que contém propriedades anti-inflamatórias e ajuda a manter a função hepática saudável .
Fontes: bagas de Goji, beterraba, espinafre.
Catequinas
Trata-se de um grupo de polifenóis antioxidantes com benefícios anti-inflamatórios e de suporte imunológico.
Fontes: uvas verdes, chá verde, kiwi, caqui.
Hesperidina
Um bioflavonóide encontrado na fruta, Hesperidina foi mostrado para reduzir a pressão arterial e apoiar o sistema vascular (também conhecido como o coração e o cérebro).
Fontes: frutas cítricas, como limas, laranjas e limões.
Citrulina
Citrulina é um aminoácido que pode ajudar a reduzir a pressão arterial em adultos com hipertensão e aumentar o desempenho atlético.
Fontes: melancia (incluindo a casca).
Rutina
Outro potente antioxidante, estudos sugerem que a rutina pode proteger contra doenças neurodegenerativas , como Alzheimer e demência, combatendo os radicais livres e o estresse oxidativo.
Fontes: Maçãs, urtigas, trigo sarraceno, damascos, cerejas, ameixas.
Resultado
Embora o café possa apoiar a saúde do cérebro, os benefícios da cafeína que aumentam a energia tendem a desaparecer. Para obter mais energia sustentada, considere beliscar essas fontes de alimentos à base de plantas durante uma queda da tarde. Junto com a dieta, Drª Ruhoy recomenda incorporar exercícios , técnicas de gerenciamento de estresse, sono restaurador e risos em sua rotina diária.
Tenha um excelente dia!
Todo o conteúdo do site Solaria é apenas para fins informativos e não substitui o trabalho de um profissional da saúde. Este artigo não se destina a fornecer aconselhamento médico, diagnóstico ou tratamento. Se você precisar de uma urgência médica, ligue imediatamente para o seu médico ou para o SAMU: 192.
Sobre o Autor
Equipe de especialistas da Solaria